| Processo No. 23111.020137/2025-34 | |
| Assunto: SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIO PARA ATENDIMENTO A DEMANDA (AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO) DO SETOR REQUISITANTE SESMT | |
|
DESPACHO
FAVORÁVEL
À COORDENADORIA DE COMPRAS E LICITAÇÕES
Senhora Coordenadora,
Trata o processo de contratação de equipamentos de medição de ruído, stress térmico e outros parâmetros para avaliação das condições de trabalho para fins de elaboração de laudos ocupacionais de servidores e demais documentações técnicas de saúde e segurança do trabalho.
Ressalta-se que, em atenção ao estabelecido na ORIENTAÇÃO NORMATIVA AGU Nº 69, in verbis:
“NÃO É OBRIGATÓRIA MANIFESTAÇÃO JURÍDICA NAS CONTRATAÇÕES DIRETAS DE PEQUENO VALOR COM FUNDAMENTO NO ART. 75, I OU II, E § 3º DA LEI Nº 14.133, DE 1º DE ABRIL DE 2021, SALVO SE HOUVER CELEBRAÇÃO DE CONTRATO ADMINISTRATIVO E ESTE NÃO FOR PADRONIZADO PELO ÓRGÃO DE ASSESSORAMENTO JURÍDICO, OU NAS HIPÓTESES EM QUE O ADMINISTRADOR TENHA SUSCITADO DÚVIDA A RESPEITO DA LEGALIDADE DA DISPENSA DE LICITAÇÃO. APLICA-SE O MESMO ENTENDIMENTO ÀS CONTRATAÇÕES DIRETAS FUNDADAS NO ART. 74, DA LEI Nº 14.133, DE 2021, DESDE QUE SEUS VALORES NÃO ULTRAPASSEM OS LIMITES PREVISTOS NOS INCISOS I E II DO ART. 75, DA LEI Nº 14.133, DE 2021.”
Considerando que resta comprovada dotação orçamentária específica para atendimento do pleito, a contratação será amparada no Art. 75, inciso II, da Lei nº 14.133/21. Desta forma, presumindo-se da veracidade das informações prestadas pelo solicitante, bem como análises técnicas realizadas nas diversas unidades administrativas desta IFES e documentos acostados aos autos, encaminho o processo para dar início à fase externa, com inserção do aviso de contratação direta no Sistema de Dispensa Eletrônica, nos termos previstos no Art. 6º da Instrução Normativa nº 67/2021, que trata da dispensa de licitação, na forma eletrônica. Cumpre ressaltar a necessidade da conclusão da instrução processual constante no art. 72, sob a responsabilidade desta CCL, quais sejam as constantes nos incisos V, VI e VII (verificação dos requisitos de habilitação e qualificação mínima necessária, razão da escolha do contratado e justificativa de preço). (Autenticado digitalmente em 31/10/2025 11:22) LARISSA NAIANA MENDES DE SOUSA PRO-REITORIA DE ADMINISTRACAO (11.00.15) PRO-REITOR(A) |
|
SIPAC | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb15.ufpi.br.instancia1 09/12/2025 18:06